Pular para o conteúdo

Assembleia Arquidiocesana reuniu lideranças para estruturar as diretrizes que nortearão a ação missionária e evangelizadora das Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife

Entre os dias 21 e 22 de setembro as lideranças juvenis refletiram sobre a situação das juventudes na Arquidiocese de Olinda e Recife e escolheram os caminhos que levarão os jovens a viver o Jubileu 2025.

Com o tema “sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12) a Assembleia Arquidiocesana das Juventudes reuniu no Colégio São José, no Recife, religiosas, o clero, jovens, lideranças e representantes das expressões juvenis e dos Vicariatos de Olinda e Recife para desenvolver o planejamento das juventudes em 2025.

O encontro, organizado pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, segue um itinerário que põe o jovem como sujeito eclesial. Desta vez, o objetivo da Assembleia foi pensar como a juventude viverá o Jubileu 2025.

Foto: CAP Juventudes

Iniciando a agenda, o Diácono Sandro Roberto abordou o tema “Juventudes: desafio do presente e esperança do futuro”, uma breve análise de conjuntura da realidade juvenil no mundo e na Igreja da contemporaneidade. E frisou que a identidade da juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife precisa ser a comunhão. Em sua apresentação o Diácono apresentou alguns desafios que permeiam a vida das juventudes na atualidade. E recordou que:

“O barulho, a conversa, a alegria, faz parte da vida, juventude tem barulho bom. Não perca o barulho bom de vocês. Ficar mudo é sinal de que não estamos mais ouvindo”.

Diácono Sandro Roberto, AOR
foto: CAP Juventudes

À tarde, Pe. Gimesson Silva, SCJ, Ir. Claudiane Cavalcante, FMA, e Victor Hugo, PJ, apresentaram um resumo dos documentos norteadores da missão da juventude da Igreja no Brasil. Na ocasião foram refletidos o Documento 85 da CNBB, a Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit, Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil Ao Seu Lado e o Plano Arquidiocesano de Pastoral.

Durante o sábado, os participantes analisaram a vida pastoral das juventudes na Arquidiocese por meio de grupos que apontaram os desafios e as oportunidades que precisam ser trabalhados em 2025.

“Uma das contribuições da Assembleia é na ação evangelizadora da Igreja,  fortalecendo os compromissos assumidos nas pastorais, no protagonismo da juventude, colocando a serviço os seus dons na Igreja”, disse a Ir. Luana Pereira, da Juventude Medianeira (Irmãs Medianeiras da Paz).

O domingo foi iniciado com uma revisão das Tendas das Juventudes. Apresentada por Paulo Araújo, MEJ, o momento sintetizou os desafios e as oportunidades, além de apresentar os cuidados para melhorar o trabalho em 2025. Após reafirmar que a juventude é um lugar teológico, apresentou como cuidados: o individualismo, a divisão e a desunião. Na síntese, foi apresentada a resposta de um dos grupos que dizia:

“A juventude é muito sonhadora, tem sede de Deus. Mesmo com todas as dificuldades, estamos sempre lutando”.

Tenda das Juventudes I – Grupo Azul

Ressoou ainda a lembrança do grupo laranja que durante a Tenda disse:

“Percebe-se que quando o jovem passa a ter responsabilidade dentro de um grupo, essa responsabilidade é para a vida”.

Tenda das Juventudes I – Grupo Laranja

Antes do momento deliberativo, o presidente da CAP Juventudes, pe. Ivo Arruda, apresentou o Jubileu dos Jovens, que acontecerá entre os dias 19 e 20 de Julho de 2025, uma semana antes do Jubileu dos Jovens em Roma. O referencial arquidiocesano apresentou a proposta que se inicia com uma peregrinação nos vicariatos já no mês de janeiro.

Padre Ivo Arruda também apresentou a identidade visual que acompanhará o Jubileu dos Jovens na Arquidiocese de Olinda e Recife. As apresentações seguiram com a chegada do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, pe. Charles Araújo, que explanou as ações do Sínodo Arquidiocesano (2024-2026), que teve sua carta de convocação enviada na última sexta-feira, 20 de setembro, anunciando a Abertura do Sínodo para o dia 26 de outubro de 2024.

A última atividade no Auditório São José se iniciou com as escolhas das linhas de ação a serem trabalhadas em 2025. A base do texto foram os 4 eixos (formação; vocação e missão; estruturas de acompanhamento e assessoria; cidadania: casa comum e dignidade humana) do “Ao Seu Lado” de onde foram selecionados 2 pontos de cada eixo temático. Foram votadas ainda as datas das atividades móveis e deliberadas as ações que serão propostas junto a outras Comissões Arquidiocesanas. Ficando a secretaria da Assembleia Arquidiocesana das Juventudes junto a secretaria da CAP Juventudes responsável por divulgar o texto síntese do evento junto ao calendário das juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife em 2025.

Na capela, que no dia anterior as lideranças viveram um momento mariano, o padre Charles Araújo presidiu a concelebração eucarística que culminou a Assembleia Arquidiocesana das Juventudes.

A Atividade que ficou marcada para 20 de setembro de 2025 encerrou a edição de 2024 com um almoço de confraternização do trabalho realizado junto às juventudes em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *