Semana do Estudante (SdE)
Todos os anos as Pastorais da Juventude (PJ, PJMP, PJE e PJR) realizam duas Atividades Permanentes, que são parte de sua ação no cuidado com a vida da juventude, ao modo de Jesus de Nazaré, e do processo de formação integral que desenvolvem com os/as sujeitos jovens. A Semana da Cidadania (SdC) e a Semana do Estudante (SdE) são realizadas como um processo, por isso são organizadas a partir do planejamento das ações das Pastorais no ano e têm os/as jovens como protagonistas.
São realizadas em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude, com o Projeto IDE da CEPJ, com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, com o Documento do CELAM – Civilização do Amor: projeto e missão, com o DoCat e com o Documento final do Sínodo dos Bispos sobre juventudes.
As Atividades Permanentes ajudam a compor a agenda, com as motivações e os desafios importantes para as ações pastorais com/ dos jovens, no ano. Elas são espaços e oportunidades de formação, conscientização e mobilização.
O que é a Semana do Estudante (SdE)?
Em todo Brasil, no dia 11 de agosto , comemora-se o dia do/a estudante e para que os diferentes grupos de jovens, que se reúnem nos diversos espaços em que são presença, possam refletir e comemorar este dia, desde 2003, tem sido feita a SEMANA DO/A ESTUDANTE como atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude (PJ, PJE, PJMP, PJR) e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Cada ano, a SEMANA DO/A ESTUDANTE põe em evidência uma realidade e discute seus diferentes aspectos proporcionando maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.Daí, que já foram refletidos, entre outros, temas que evidenciam, sobretudo, os direitos da juventude estudantil, procurando, desse modo, dar visibilidade à juventude por meio de suas diferentes experiências.
Pra que Semana do Estudante (SdE)?
“Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma, luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo.” (Florestan Fernandes)
A Semana do Estudante é comemorada pelas Pastorais da Juventude, e se constrói como uma reflexão coletiva de como ao longo da história do Brasil, poucas foram às vezes em que a juventude pobre, do campo e da periferia, esteve na centralidade da educação brasileira.
O ensino público nesse país do final do século XIX, nunca foi democratizado com as condições concretas necessárias para que a nossa juventude pudesse acessá-lo. É nesse contexto, que construímos a Semana do Estudante para estimular o debate nos grupos de jovens, no que diz respeito, ao acesso e a qualidade do ensino. Ao longo desses processos temos refletido de como um projeto de educação pública, democrática e de qualidade são pilares estruturantes da sociedade do Bem Viver.
Portanto, muito mais do que comemorar o dia 11 de agosto como o dia do Estudante, nós nos propusemos a exercitar, por meio, da educação popular a construção de uma educação que seja libertadora e emancipadora da nossa juventude.
Faça download dos materiais da SdE
SdE 2019
Tema: Nossa escola sem mordaça, educação para liberdade.
Lema: “Liberdade, liberdade, és o desejo que nos faz viver” (Liberdade – Grupo Magis)
Iluminação Bíblica: “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal” (1 Pedro 2, 16)
Anos anteriores
2010
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: “Juventude, muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência!”
Eixos: Sentido de Pertença, Valorização e Manifestação
2009
Tema: Juventude e Violência
Lema: “Juventude em marcha contra a violência”
Eixos: Sede de Justiça, Construção da Paz e Mobilização
2008
Tema: Juventude e o Direito à Dignidade
Lema: “Temos mil razões para viver”
Eixos: Identidade, Participação e Sentido da Vida
2007
Lema: “Há que se cuidar da vida”
Eixos: Preservação da (bio) diversidade, educação e participação estudantil
2006
Lema: “A minha escola tem gente e verdade”
Eixos: Protagonismo Estudantil e Segurança: Garantia dos Direitos Sociais
2005
Lema: “Eu quero paz, eu quero mudança!”
Eixos: Protagonismo Estudantil – Paz: fruto da Educação e da Justiça Social
2004
Lema: “Caminhando contra o vento, eu vou…”
Eixos: Protagonismo Estudantil – Escola: espaço de democracia
2003
Lema: “A beleza de ser um eterno aprendiz”
Eixos: Participação estudantil, cultura e lazer.