Semana da Cidadania – SdC

O QUE É A SEMANA DA CIDADANIA?

A Semana da Cidadania (SdC) enfatiza a dimensão sociopo- lítica e é parte do processo de formação integral   promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE), sendo uma das atividades permanentes e  atividade oficial da Igreja no Brasil. É uma ação do discipulado missionário de milhares de grupos de jovens e  militantes organizados como Igreja nas comunidades nas escolas, nos meios populares e nas comunidades rurais. É o exercício do anúncio evangélico de vida plena; anúncio engajado na realidade concreta dos sujeitos jovens, comprometido com a reparação das injustiças e com a construção da igualdade social, como sinais do Reino de Deus.

O QUE É CIDADANIA?

A palavra cidadania, vinda do latim civitas (cidade), já está bem incorporada em nosso vocabulário. Ela é usada para designar uma cidadania formal, isto é, pertencimento a um território, nacionalidade (somos cidadãos/ãs  brasileiros/as); ou para se referir ao conjunto de direitos (civis, políticos, sociais) de cada pessoa/grupo. A concepção mais comum de cidadania é, portanto, o conjunto de direitos da pessoa que vive em sociedade. Mais do que isso, a cidadania é o exercício desses direitos, culminando em participação plena na vida social. Fala-se também em deveres, para se referir às implicações e responsabilidades da vida em sociedade.

A cidadania pode ser entendida também como um processo longo e permanente de conquista de direitos. É só lembrarmos que, quando surgiu a ideia de cidadania (ainda na Idade Antiga), somente homens, proprietários de terras e adultos eram considerados cidadãos. Foram necessários muitos séculos para que mulheres, pobres, estrangeiros, crianças e jovens acessassem os mesmos direitos, mesmo que só formalmente. Está ainda em curso a história de construção e ampliação destes direitos a toda população, no Brasil e no mundo. E a participação popular foi sempre decisiva para a ampliação e o acesso aos direitos civis, políticos e sociais. Por isso, é importante lembrar que a cidadania plena só se realiza se for combinada com democracia, direitos, igualdade social, justiça e participação popular.

Em nossa história notamos o avanço considerável de acesso a direitos, graças às lutas dos movimentos sociais, das Igrejas e dos diversos grupos, mas, sobretudo por causa das desigualdades sociais, ainda temos muito que fazer para que nossa cidadania não seja apenas formal, mas efetiva/substantiva, isto é, para que todos/as possam exercer plenamente seus direitos, para que os direitos conquistados não sejam retirados e para que todos/as tenham vida plena.

PRA QUE SEMANA DA CIDADANIA?

É o caráter de permanente da construção de nossa cidadania que faz com que a SdC seja sempre tão importante. Ela não é uma semana para exercermos a cidadania, pois esta, como vimos, é vivida e construída no cotidiano. Ela é um evento, dentro de um processo, que nos ajuda a:

  • Fazer memória e celebrar a luta histórica dos jovens e de todo o povo na construção dos direitos;

  • Fortalecer/organizar o processo de construção e garantia de direitos, articulando forças com outros grupos, movimentos, Igrejas, em torno do projeto de sociedade que sonhamos e em defesa da vida dos/as jovens;

  • Criar oportunidade para debater com os/as jovens os temas da cidadania, dos direitos, sobretudo os que dizem respeito à vida da juventude, por meio de atividades de formação, mobilização, campanhas, etc;

  • Criar oportunidade para dialogar com o poder público e outros órgãos e instituições em vista da efetivação de direitos juvenis e de políticas públicas para este público.

A Semana da Cidadania constitui parte de nosso compromisso apostólico de anunciar e construir vida plena. É um espaço para a convocação de novos grupos de jovens e para despertar para a vida comunitária e é nossa  oportunidade, como jovens, de compor a história da construção dos nossos direitos.

COMO ORGANIZAR A SEMANA

A Semana da Cidadania (SdC) pode ser realizada de muitas formas, por muitos modelos de grupos e coletivos. O tema proposto é sempre um tema relacionado à vida dos/as jovens, por isso, sabemos muitas coisas a respeito dele. No entanto, com o subsídio, as Pastorais da Juventude apresentam mais do que o tema, apresentam uma reflexão. Os subsídios propõe alguns modos de abordagem e questões, dados e ideias sobre o tema para o debate e a ação dos grupos. Eles nos ajudam a entender melhor alguns aspectos do tema e pode ser usado em conjunto com outros materiais aos quais tenhamos acesso e com as informações que já sabemos a respeito do tema da SdC. Para que a SdC cumpra seus objetivos e seja oportunidade de formação e mobilização, é necessário planejar com antecedência e cuidado as atividades. Podemos começar pelo estudo deste material e de outros que possam nos inteirar do tema, formar as parcerias, planejar, realizar e avaliar as atividades e ações.

Compreendendo que a SdC é realizada por muitos tipos de grupos, o subsídio é preparado de modo a favorecer a realização de diferentes tipos de atividades. As atividades da SdC podem e devem acontecer em diversos espaços da sociedade: igrejas, praças, escolas, ruas, câmaras, sindicatos, comunidades rurais, acampamentos, etc. O importante é ter criatividade tanto na atividade a ser realizada como em onde realizá-la. Para cada um dos temas abordados, dentro da temática central da SdC, são apresentados: textos-base de reflexão, questões para discussão a partir do texto, indicação de leituras complementares, iluminação a partir da Igreja (documentos, pronunciamentos, etc.), sugestões de dinâmica, músicas, poesias e filmes para dinamizar a execução dos modelos de atividade propostos e/ou outros trabalhos dentro dos Eixos. Assim, temos em mãos um conjunto de possibilidades que podem ser montadas e usadas da maneira que melhor atender às expectativas e necessidades dos grupos.

Texto retirado do subsídio da SdC 2019.

VEJA O HISTÓRICO DA SDC E BAIXE OS MATERIAIS QUE TEMOS DISPONÍVEIS:

2020
Tema: Juventude e a Ecologia Integral, em defesa da vida plena!
Lema: “A defesa da terra, é a defesa da água, é a defesa da vida” (Papa Francisco, 22 de março de 2018. Dia Mundial da Água)
Iluminação Bíblica: “Cultivar e Guardar a Criação” (Gn 2, 15)
Download Cartaz | Download Subsídio

2019
Tema: Políticas Públicas: luta e resistência pela vida das juventudes
Lema: “Quem resiste, insiste no front, quer ver novo horizonte se levantar” (música Outrora e Agora – O Teatro Mágico)
Iluminação Bíblica: “Felizes os/as perseguidos/as por causa da justiça, porque deles/as é o reino do céu” (Mt 5, 10)
Download Cartaz | Download Subsídio

2018
Tema: Mulheres, é hora de transformar o que não dá mais!
Lema: Essa ciranda não é minha só, ela é de todas/os nós!
Iluminação Bíblica: “Ela foi para a frente de todo o povo e conduziu as mulheres na dança” (Jt 15, 13)
Download Cartaz | Download Subsídio

2017
Tema: Democracia, para quem e pra quê?
Lema: Todo poder emana do povo (Art. 1o, Parágrafo, CF/88)
Iluminação Bíblica: “O fruto da justiça se semeia na paz para aqueles que praticam a paz” (Tg 3, 18)
Download Cartaz | Download Subsídio

2016
Tema: Juventude e Bem Comum: Terra, Teto e Trabalho
Lema: Unidos/as por uma luta comum: Terra, Teto e Trabalho
Iluminação Bíblica: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5, 6)
Download Cartaz | Download Subsídio

2015
Tema: Juventude, Mídia e Sociedade
Lema: “A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria” (Papa Francisco)
Iluminação Bíblica: “Anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15b)
Download Cartaz | Download Subsídio | Download Livreto

2014
Tema: Juventude na Luta por Reforma Política
Lema: É hora de transformar o que não dá mais.
Iluminação Bíblica: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5, 6)
Download Cartaz | Download Subsídio

2013
Tema: Juventude: Vidas pela Vida!
Lema: Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal.
Download Cartaz | Download Subsídio

2012
Tema: Juventude e saúde alimentar.
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa
Download Cartaz | Download Subsídio

2011
Tema: “Juventude, terra viva”
Lema: “Da mãe terra, esperança e resistência”.
Download Cartaz

2010
Tema: “Trabalho para a vida, não para a morte”
Lema: “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”

2009
Tema: Temos que gritar!
Lema: É a juventude em marcha contra a violência!

2008
Tema: Empobrecimento Social da Juventude

2007
Tema: Espaço de Vida. Tempo de Direitos!

2006
Tema: Quero Vida, quero Liberdade

2005
Tema: O Brasil que a Juventude quer

2004
Tema: América Latina: construindo a democracia como bem-comum

2003
Tema: É preciso saber viver

2002
Tema: Animemos a Esperança. Construamos a Paz. Direito de ser diferente

2001
Tema: Vida que te quero viva!

2000
Tema: Sem essa de exclusão! Jovem, agora são outros 500.

1999
Tema: Desemprego: Juventude sem sonho, país sem futuro!

1998
Tema: Democracia: exercício de liberdade!

1997
Tema: Um grito por liberdade!

1996
Tema: Você não vai ficar de fora! Faça seu título e vote consciente