Dia Nacional da Juventude (DNJ)

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral.

O QUE É O DNJ?

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

POR QUE CELEBRAR O DNJ?
  • Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas;
  • A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude;
  • Sempre com temas e lemas que dão seqüência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.
QUANDO ACONTECE O DNJ?

O DNJ no Brasil é celebrado sempre no último domingo de outubro, menos em época de eleições, quando pode ser atrasado ou antecipado em uma semana. É um evento comemorado em todo o país. Jovens de todas as dioceses e paróquias se reúnem antecipadamente para planejar e discutir os temas e as atividades que serão conduzidas durante esse dia.

Texto retirado do site dos Jovens Conectados

COMO O DNJ É CELEBRADO NA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE?

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o Dia Nacional das Juventudes – DNJ é organizado pelas Comissões Jovens de cada Vicariato (Beberibe, Boa Viagem, Cabo, Igarassu, Jardim São Paulo, Olinda, Soledade, Várzea e Vitória) entre os meses de outubro e dezembro. Para saber informações do DNJ em seu vicariato é importante procurar o/a presidente ou o/a joven representante da sua paróquia.

SAIBA MAIS SOBRE O DNJ CLICANDO AQUI BAIXE OS MATERIAIS DO DNJ ABAIXO: 2019 Tema: Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização de amor Lema: “Eu vim para que todostenham vida”. (João 10,11) Download Cartaz 01 | Download Cartaz 02 | Download Cartaz 03 | Download Subsídio 2018 Tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” Lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Download Cartaz | Download Subsídio 2017 Tema: “Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra” Lema: “Os humildes herdarãoa Terra” (Sl 37, 11a) Download Cartaz | Download Subsídio 2016 Tema: “Juventude e Nossa Casa Comum” Lema: “Vou criar novo céu e nova terra” (Is 65,17) Download Cartaz | Download Subsídio 2015 Tema: “Juventude construindo uma nova sociedade” Lema: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27) Download Cartaz | Download Subsídio 2014 Lema: “Feitos para sermos livres, não escravos” Iluminação Bíblica: “Eis o que diz o senhor: praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a) Download Cartaz | Download Subsídio 2013 Tema: “Juventude e Missão” Lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!” Iluminação Bíblica: “Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo!” (Jr 1, 17) Download Cartaz | Download Subsídio 2012 Tema: “Juventude e vida” Lema: “Qual vida vale a pena ser vivida?” Iluminação Bíblica: “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10) Download Cartaz | Download Subsídio

Dia Nacional da Juventude (DNJ)