Lideranças Juvenis marcam presença na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Momento importante para o trabalho Pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife, contribui para as reflexões na caminhada para/com/as juventudes.

CAP Juventudes reunida, definindo passos da caminhada.

Realizada em 20 de novembro de 2021, das 08h30 às 17h, no Auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Frei Vital (Av. Afonso Olindense, 1716 – Várzea, Recife – PE) no formato híbrido, a primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral contou com a presença de Dom Fernando Saburido, Dom Limacêdo Antonio, bispos, Vigários Gerais, Vigários Episcopais, convidados/as, membros das CAPs, Coordenação de Pastoral e Pascom AOR de forma presencial e com todo o clero, seminaristas e membros das CPPs de forma online através do Google Meet (apenas pela manhã).

Em preparação ao Sínodo dos Bispos, a assembleia refletiu o tema “Sinodalidade e missão: desafios para uma Igreja em Saída” e para ajudar nesta reflexão, contou com a presença (online) do Diácono Luciano da Diocese de Vitória da Conquista.

Iniciada às 08h30 com o credenciamento na entrada do auditório, a assembleia teve em sua programação: oração, abertura com o Arcebispo e formação sobre o tema na parte da manhã, de forma híbrida. E a tarde, somente presencial, divisão de grupos a partir das Comissões Arquidiocesanas com o objetivo de planejamento da caminhada para o ano de 2022. Após o trabalho em grupos, houve as apresentações das decisões deliberadas e como encerramento a vigília de Cristo Rei, organizada pela CAP Laicato em comemoração ao Dia Nacional do/a Leigo/a.

Divisão de grupos: CAP Juventudes reunida na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Fonte: Pascom Arquidiocesana.

A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes, representada por Pe. Antônio Gomes, SDB (Presidente), Jeniffer Oliveira (secretária), Edna Barbosa (Vicariato Várzea), Bruno Vitor (Vicariato Várzea), Paulo Ricardo (Vicariato Igarassu), Emanuela Prado (Comunidade Rainha da Paz), Luana Honório (Comunidade Rainha da Paz), Filipe Alves (EJC), Irmã Claudiane Cavalcante (AJS) e Marcos Hudson (Vicariato Boa Viagem), marcou presença na primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Na parte da tarde, com as divisões de grupos, a CAP Juventudes se reuniu para pensar propostas e planejamento para 2022. Essas propostas, ainda não fechadas, serão apresentadas na Assembleia das Juventudes, a realizar-se em 04 de dezembro, para aprovação e deliberação.

A Assembleia da AOR, tem programação prevista para mais dois sábados (27 e 04). Sendo no dia 27/11 (manhã) com as Comissões dos Vicariatos de forma presencial e com a participação dos Viários Episcopais, todo clero, membros da Comissão Vicarial e Pascom do Vicariato. E no dia 04/12 (manhã) presencialmente com a participação dos membros do Conselho Arquidiocesando de Pastoral.

Edna Barbosa (Vicariato Várzea) e Paulo Ricardo (Vicariato Igarassu) apresentando a provocações levantadas no trabalho em grupo. Fonte: Pascom Arquidiocesana.

Já a Assembleia Arquidicoesana das Juventudes, acontecerá no dia 04 de dezembro de 2021, das 13h às 17h, no Auditório e Capela do Colégio de São José (Av. Conde da Boa Vista, 921 – Boa Vista, Recife – PE, 50060-002). Para informações sobre a assembleia, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.