Jornada Arquidiocesana da Juventude destaca evangelização e protagonismo juvenil

Reinventar. Esta foi a palavra que definiu a Jornada Arquidiocesana das Juventudes (JAJ) 2020. O evento que, tradicionalmente, é realizado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, no Recife, no domingo de Pentecostes, foi realizado no último sábado (30), de maneira bem diferente. Foi no perfil do Instagram do Setor Juventudes que grupos, movimentos, novas comunidades, congregações, pastorais e comissões dos nove vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife celebraram com alegria a festa do nascimento da Igreja. Mesmo cumprindo o isolamento social, a chama viva dos jovens não se apagou e fez com que a evangelização chegasse aos lares de centenas de pessoas.

Com uma programação diversificada, os participantes refletiram a temática proposta para este ano – “Jovem, eu te digo, levanta-te” – com a participação da Irmã Claudiane da Articulação da Juventude Salesiana e de Gabriel Marquim da Comunidade dos Viventes. Além disso, também foi realizado um momento musical com a presença da Banda Libertah. A animação e apresentação do evento ficou por conta dos jovens do Vicariato Várzea Márcio José e Edna Barbosa. No fim do encontro, o padre Antônio Gomes abençoou todos os que estavam conectados e reforçou o convite para a live de Pentecostes da Arquidiocese, realizada no domingo (31).

“Para mim, participar da JAJ foi experimentar a comunhão que existe entre as várias expressões de juventude da nossa Arquidiocese. Perceber que o isolamento social não significa distância espiritual, mas, ao contrário, tocar os efeitos do Espírito Santo, que une os que creem. Espero que os jovens caminhem com cada vez mais coragem e decisão na missão de anunciarmos o Cristo”, afirmou Gabriel Marquim da Comunidade dos Viventes.

Para o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes, padre Antônio Gomes, a pandemia do novo coronavírus não apagou o brilho do evento. “Foi uma grande celebração. Uma hora intensa refletindo o tema proposto pelo Papa Francisco em uma rede social que os jovens adoram navegar. Queremos ser presença de Jesus na vida de tantos e tantas cuidando da vida e lutando para que ela seja preservada. Só temos o que agradecer”, avaliou.

“A Juventude aprende com a realidade e se adapta a ela. Nesse tempo desafiador, é importante nos reinventar. A Juventude faz isso, embora com marcas, faz isso o tempo todo. A CAP Juventudes acompanha esse processo. A gente lança as ideias e se joga nelas, se reinventa junto”, explicou a secretária da CAP Juventudes, Jeniffer Oliveira.

Além da JAJ, outros eventos da juventude serão realizados de forma virtual. O objetivo é atender o apelo da Arquidiocese de Olinda e Recife e cumprir as normas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Rhaldney Silva – Pascom São João Bosco/Caetés

Marcações: