Em 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude, saiba o motivo

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Mas como foi criado? Para entender, é preciso fazer um resgate histórico.

Nos anos de 1977 e 1985, com o objetivo de aderir estratégias para melhorar a comunicação com os/as jovens e as organizações juvenis, a ONU lança duas resoluções. Inclusive, por refletir e dar atenção aos problemas relacionados aos/as jovens de todo o mundo e as contribuições juvenil para o desenvolvimento global, o ano de 1985 foi marcado como o Ano Internacional da Juventude.

Mas nada estava definido, ainda.

Em 1995, dez anos depois, a ONU lançou o Programa Global de Ação para a Juventude para o ano de 2000 em diante, o WPAY (World Programme of Action for Youth to the Year 2000 and Beyond), reforçando o compromisso com a juventude e proporcionando maior atenção da comunidade internacional em relação aos desafios dos/as jovens no próximo milêncio.

O programa, WPAY, convidava a comunidade interacional a agir em 10 áreas prioritárias, sendo elas: educação, emprego, fome e pobreza, saúde, meio ambiente, drogas, delinquência, atividades de lazer, meninas e jovens mulheres, e plena e efetiva participação da juventude na vida da sociedade e tomadas de decisão.

No ano de 1998, com o objetivo de dar visibilidade as questões das juventudes e a importância da sua participação na solução de desafios mundiais e promover o WPAY entre os/as jovens, ocorreu em Lisboa, de 08 a 12 de agosto, a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, organizada pela ONU e pelo governo de Portugal. Essa conferência resultou na criação de uma resolução que declara o dia 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. Mas só em 1999 que a resolução foi aprovada e oficializada na Assembleia Geral da ONU.

E desde então, todos os anos, a ONU lança uma temática para que os/as jovens de todo o mundo se organizem e promovam atividades de reflexão sobre os desafios globais e das juventudes.

Este ano, O Dia Internacional da Juventude destaca as soluções inovadoras desenvolvidas por jovens para enfrentar os desafios dos nossos sistemas alimentares.

 

Gostou?!

 

 

Referências

https://www.diadajuventude.com.br/post/blogujte-ze-sv%C3%A9ho-zve%C5%99ejn%C4%9Bn%C3%A9ho-webu-a-z-mobilu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *