Dom Limacêdo encontra os jovens do Vicariato Igarassu da Arquidiocese para catequese animada.

Por Gabriela Britto

Foto: Rhaldney Silva – Pascom

A Comissão de Juventude do Vicariato Igarassu da Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, na manhã do domingo (26), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no município de Igarassu,o primeiro módulo da Catequese com os Bispos, que teve como temática: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” A assessoria ficoua cargo do bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antônio, que recebeu representantes dos grupos jovens, pastoral juvenil, expressões juvenis e movimentos juvenis do Vicariato Igarassu.

A catequese tem o objetivo de promover interação e aproximação entre os jovens e o bispo, levando a juventude a reconhecer-se peça importante para evangelização e construção da civilização do amor.

Foto: Rhaldney Silva- Pascom

No encontro de domingo, dom Limacêdo acentuou a importância de estudar e viver o subsídio dos Sínodos dos Bispos: Os Jovens, a Fé e o Discernimento vocacional, com os jovens. “Nós estamos dando mais valor às coisas materiais do que ao ser humano. No Vicariato Igarassu acolhemos vários venezuelanos que precisam de atenção, cuidado, amor e oportunidades, precisamos aprender a valorizar as pessoas e o Sínodo dos bispos nos ensina isto. ”e acrescentou: “Com a tecnologia nós temos o mundo na palma de nossas mãos, podemos fazer muitas coisas boas com o celular, mas também podemos fazer muita coisa ruim usando o mesmo. Precisamos saber utilizar a tecnologia para o bem, algo que foi criado com a finalidade de aproximar as pessoas, infelizmente está afastando. Queridos jovens, precisamos ter comprometimento para trabalhar na sociedade e transformar as duras realidades na perspectiva cristã.”

O bispo auxiliar demonstrou alegria em estar em meio aos jovens com o propósito da aproximaçãoe da animação missionária. “Convido todos vocês a usarem sua ousadia, as tecnologias, coragem e disponibilidade para se integrarem no projeto de Jesus, que é multiplicar o amor, a justiça e a paz”, disse o bispo. “Quando o jovem tem um sonho, luta por ele, corre atrás”, concluiu.

O jovem João Pedro, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, disse que a catequese foi um momento enriquecedor para a Juventude Vicariato. “Dom Limacêdo tem uma linguagem maravilhosa, sabe conversar e entender a juventude”, comentou. “Esse momento de encontro é importante porque faz com que o jovem se sinta mais Igreja, animando o serviço dos movimentos e paróquias para evangelizar”, disse João Pedro.

“Nós somos educados a dizer que o jovem é o futuro, mas como o jovem pode ser o futuro se ele não for o presente? Então, o jovem hoje tem que ter condição para mostrar as suas capacidades, seus sonhos e esperanças. Se o seu espaço for respeitado, ele vai ser o futuro desse país. Jovens, continuem missionários, trabalhando e divulgando a Palavra. Deus é amor e também é misericórdia. Deus os abençoe”, concluiu o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo.