Celebrar o DNJ: uma mensagem para as juventudes

“Assim unidos, poderemos aprender uns com os outros, acalentar os corações, inspirar as nossas mentes com a luz do Evangelho e dar nova força às nossas mãos” (Christus Vivit, 199).

JOVENS, “que sejam um” (Jo 17, 21).

A CEPJ-CNBB trouxe esse trecho do livro de João para refletirmos e festejar o Dia Nacional da Juventude, o DNJ 2021.

Este capítulo 17, traz o testamento de Jesus, uma profunda reflexão sobre sua missão no mundo. Esta reflexão inicia-se no capítulo 15 e termina com uma oração de Jesus pelas comunidades (capítulo 17).

Na oração, Jesus sabendo que estava chegando a hora de sua morte e ressureição, deixa transparecer seus sentimentos e preocupações diante do mundo e portanto, se coloca diante do Pai, intercedendo por todos nós. Jesus faz sua prece “Guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós!”.
Jesus nos quer em unidade, tal como aquela que existe entre Ele e o Pai, para que permaneçamos no amor. A unidade no amor que se revela na Trindade e que revela ao mundo a mensagem de Jesus.

Jovens, festejem a alegria de estar juntos/as neste dia maravilhoso em que prepararam com tanto carinho. Mas não esqueçam que Jesus nos convida a permanecer no amor todos os dias de nossa vida. Que cada vez mais possamos estreitar nossos laços de amor com o/a próximo/a e unir-se, tal qual Jesus e o Pai.

E unir-se ao/a próximo/a é sentir junto/a a alegria e a dor. E que a alegria seja vivida intensamente, mas que “a dor não nos seja indiferente”.

No mundo tão caótico a qual nos encontramos, que possamos olhar ao nosso redor, visualizar nossa realidade, e possamos chegar aos que mais necessitam e unir-se a eles. Unir-se é sobretudo viver no amor. É indignar-se com a injustiça. É tirar o/a outro/a das profundezas de si mesmo e guiar para a alegria da vida. É viver intensamente o amor de Jesus e do Pai, de mãos dadas com nossos/as irmãos/ãs, construindo o Reino para todos/as.

Não esqueçam de olhar os/as jovens que mais necessitam. Neles/as, sobretudo, está Jesus.

Que este dia de comemoração do DNJ, seja maravilhoso. Mas que também nos faça refletir o evangelho e a missão.

Que sejamos juntos/as cada dia melhores, amigos/as de Jesus.

Um feliz DNJ para todos e todas.

Que Deus e Maria, nossa mãe, os abençoe!

Com carinho,
Jeniffer Oliveira
Secretária da CAP Juventudes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.